30 de jul de 2012

Bob Dylan e o mítico acidente de moto

Há 46 anos, Bob Dylan sofreria um acidente de moto que mudaria o percurso de sua carreira drasticamente.

No início de 1966, Bob e The Band fizeram uma turbulenta turnê elétrica que passou pelos Estados Unidos, Europa e até Austrália, recebendo vaias na maioria dos lugares. O baterista Levon Helm foi substituído por Mickey Jones por se assustar com as frequentes ameaças do público (foi nessa turnê que Dylan foi chamado de “Judas”, por exemplo).

Após o fim da turnê, Bob conseguiu algumas semanas de folga do palco. Porém, a pressão ainda era imensa. Albert Grossman acabara de agendar mais 60 shows para o segundo semestre do ano; a ABC-TV adiantara US$ 100 mil para um especial de TV; a editora Macmillian pressionava Dylan para que ele terminasse logo o livro Tarantula, que ele insistia em adiar seu lançamento.

Com tudo isso em mente, no dia 29 de julho de 1966 Bob Dylan sofreu um acidente com sua moto inglesa Triumph 500. Por sorte, ele era seguido por Sara Dylan.

As reais implicações do acidente à saúde de Dylan nunca foram descobertas. Entre os inúmeros biógrafos, há os extremos de quem acredita que o acidente quase o matou e também quem diga que tudo não passou de uma farsa dylanesca para ele sair do foco por um tempo.

Fonte: Dylanesco


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...