27 de jun de 2011

Brasil é o país que mais pede para o Google remover conteúdo

O Brasil é o país que mais pede que o Google remova conteúdos de seus serviços, como o YouTube, o Orkut e o site de fotos Picasa. Entre julho e dezembro do ano passado, a empresa diz ter recebido 263 pedidos de remoção de conteúdo por parte do governo ou da Justiça do Brasil.
O Google diz que uma das explicações para o alto número de decisões da Justiça sobre o assunto foi a campanha eleitoral do ano passado, quando houve eleições para presidente, governador, senador e deputados estaduais e federais.

– O número de pedidos feitos por tribunais eleitorais cresceu [durante as eleições], determinando a retirada de conteúdo relacionado a campanhas políticas. Além disso, um tribunal determinou a remoção de mais de 11,5 mil fotos do Picasa. O processo judicial indicava que as fotos continham imagens de páginas de livros protegidas por direitos autorais.

Outro motivo apresentado pelo Google é a popularidade do Orkut no Brasil, o que também faz com que existam muitos processos na Justiça em que pessoas pedem a retirada de certos conteúdos da rede social.O Brasil é o segundo colocado na categoria de pedidos de dados de usuários. A lista é liderada pelos Estados Unidos, com 4.601 pedidos de dados dos usuários – a empresa entregou as informações em 94% dos casos. O Brasil teve 1.804 pedidos de dados, seguido pela Índia, com 1.699.

A empresa diz que a divulgação dos dados tem o objetivo de melhorar a transparência no repasse dessas informações para a Justiça e o governo desses países.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...