13 de fev de 2011

Internet: Quando os filhos são adolescentes

Filhos adolescentes são um desafio maior para os pais quando o assunto é segurança na internet e navegação responsável. Eles querem independência e não querem ser monitorados pelos adultos. Por isso, é importante prevenir e conversar sobre os riscos que eles enfrentam no mundo online.
Se seu filho tem um blog, recomende que ele proteja os dados pessoais, não permita comentários anônimos e não abra um canal para que qualquer pessoa entre em contato com ele.
Nas redes sociais, estimule o uso de apelidos e das configurações de privacidade mais rígidas. Oriente sobre a publicação de fotos de vídeos – nada de imagens provocantes, sensuais ou reveladoras.
Um dos problemas que mais preocupam atualmente os especialistas é o “sexting” – uma combinação de “sex” e “texting” (sexo e mensagens de texto). É a prática de enviar mensagens ou fotos sexualmente explícitas através da internet, mas principalmente através de celulares. Muitas vezes essas imagens são compartilhadas por casais de namorados, mas, por maldade ou vingança, acabam sendo distribuídas para um grupo maior de pessoas – colegas de escola, amigos, parentes – quando o namoro acaba. 
As meninas adolescentes merecem mais atenção – muitas vezes elas são pressionadas por namorados a mostrar o corpo em fotos por celular ou internet como “prova de amor”.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...