22 de fev de 2011

Bob Dylan - ontem, hoje e para sempre

Bob Dylan sempre teve o cuidado de não dar nomes nem datar suas músicas para que elas pudessem ser eternas. Ele não gosta de dedicar suas músicas nem de dizer em quem ele havia se inspirado para escrevê-las, como o caso da música “Girls from de North Country” que todos achavam que ele a havia escrito para sua ex-namorada de Hibbing, Echo, mas há dúvidas se foi para ela ou para outra ex-namorada do Norte, Bonnie. Ao anunciar essa música em um show uma vez ele disse: “essa música é para todas as garotas do Norte!”, bom em se tratando de Bob Dylan é difícil saber a verdade exata dos fatos, poderia ser para Echo, Bonnie, como para nenhuma das duas >>>>>>> 


Mas no caso dessa Canção, “Don’t thing twice, it’s all right”, ele dedicou e assumiu que foi feita para sua então namorada Suze Rotolo na época em que ela, indefinidamente prolongou sua permanência na Itália, para fugir do relacionamento machista e sufocante que ela vinha tendo com Bob, deixando-o com o coração partido e louco de ciúmes. Suze por muito tempo foi conhecida como a “mulher que abandonou Bob” e antipatizada por todos por acharem que ela foi à causadora de todo o sofrimento dele.
Bob Dylan, dizendo "Don’t Think Twice, It’s All Right" é como se fosse uma declaração que talvez você pussesse dizer para fazer você se sentir melhor… Como se estivesse falando para si mesmo, “não pense duas vezes, está tudo certo”.
Mas o que eu quero dizer com isso, bom, algumas coisas, principalmente o fato de uma música escrita em 1962 por Bob ter cumprido tão perfeitamente o que era do seu interesse, não foi datada e se tornou eterna sendo tão atual pra mim.
Acho que meus posts são a seqüência dos meus sentimentos, coisas que eu penso e não digo, ou se digo, acho que não é suficiente e coloco no papel. Colocar no papel o fato de estar com o coração partido e ao mesmo tempo apertado de saudade, repetindo pra mim mesma que eu não tenho que pensar mais, que está tudo bem e que no fundo foi só uma perda de tempo mesmo.
Essa música é a tradução da mágoa de Bob, mas também uma forma de mostrar que se não houvesse mágoa não haveria sentimento. Triste não é colocar um ponto final, triste é colocar um ponto final e a outra pessoa concordar sem lutar por você, te dando razão ele não te conforta, te enerva, porque o sentimento que fica é de que a outra pessoa não se importa.
Então o melhor mesmo é não pensar duas vezes, porque vai ficar tudo bem.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...