16 de nov de 2010

The Byrds - Mr. Tambourine Man [1965]



Ok, temos que admitir: os Byrds talvez tenham sido a banda mais importante da América nos anos 60. O folk foi eletrificado com seu primeiro disco, e, alguns lançamentos depois, o grupo inaugurou pelo menos duas novas vertentes dentro do rock psicodélico, e revolucionou de vez com seu Sweetheart of the Rodeo.
Trago aqui o álbum de estreia do grupo, o Mr. Tambourine Man, cuja fórmula consistia em mesclar a música folk, bastante popular na época graças ao sucesso de Bob Dylan, com a eletricidade da música beat, trazida do outro lado do Atlântico por bandas como The Beatles, The Who e The Kinks.
Pioneiro no estilo, o disco trás algumas das melhores versões já feitas de canções do Dylan. Ao todo, são quatro versões de Dylan (Mr. Tambourine Man, Spanish Harlen Incident, Chimes of Freedon e All I Really Want to Do) e uma do músico Pete Seeger (Bells of Rhymney), que de cara entregam as principais influências dos músicos.
O vocalista Gene Clark, se destaca neste debut, principalmente como compositor. Praticamente todas as excelentes músicas autorais são composições suas.
Bom, uma banda composta por Gene Clark, Chris Hillman, Roger McGuinn, David Crosby e Michael Clarke não pode fazer nada de ruim né...
The Byrds


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...