21 de out de 2010

Windows 7 completa um ano; XP morre amanhã

Nem parece, mas amanhã fará exatamente um ano que o Windows 7 chegou oficialmente às lojas de todo o mundo, com a dura missão de recuperar os consumidores dos traumas sofridos durante o infame reinado do Windows Vista e ao mesmo tempo jogar uma pá de cal definitiva no então imortal Windows XP. Desde então o popular sistema operacional da Microsoft já vendeu 240 milhões de unidades, ou “sete unidades por segundo”, como sua empresa mãe gosta de relembrar sempre que tem a oportunidade.


Trazendo na bagagem promessas de maior estabilidade, rapidez e uma barra do menu iniciar redesenhada com toques de Mac OSX e KDE, o primeiro beta do Windows 7 foi disponibilizado para testes públicos no dia 17 de janeiro de 2009 e foi baixada 2 milhões de vezes em suas primeiras 48 horas. Em maio foi a vez da versão RC1 e sua comercialização se iniciou no dia 22 de outubro de 2009.
Apesar do clima de festa, amanhã também será o último dia em que a Microsoft comercializará licenças do Windows XP para fabricantes, colocando um ponto final em uma carreira de quase nove anos no mercado. Isso equivale a duas eternidades no frenético ramo da tecnologia. Lançado oficialmente no dia 25 de outubro de 2001, XP está atualmente presente em 51,7% das máquinas conectadas à web, de acordo com dados da W3Schools. Nos últimos anos o programa tem sobrevivido dando vida a netbooks e outros equipamentos de baixo custo, que a partir de agora deverão de contentar com o Windows 7 Starter.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...