1 de set de 2010

Como melhorar a performance do seu PC


Você precisa de ajuda para acabar com a lentidão do seu computador? O problema pode ser causado por diversos fatores, que vão desde uma infecção causada por pragas digitais – como vírus e afins – até desleixo na hora de apagar ou guardar aqueles arquivos inúteis. Se você quer melhorar a performance da sua máquina, arregace as mangas e confiras as dicas a seguir.
Aviso: nem sempre é possível salvar a vítima. Máquinas antigas e com pouca memória podem não responder de forma satisfatória. Nesse caso, considere a troca das peças e até a compra de um PC novo. Infelizmente, eles não duram para sempre…
Tendo isso em mente, mãos à obra:
1. Acabe com o lixo
Imagine sua mesa de trabalho. Além de deixá-la com uma aparência horrível, o excesso de lixo e de papéis inúteis pode dificultar o desempenho das suas funções. Imagine só trabalhar em uma central de reciclagem de folhas sulfite e copos de café usados. O mesmo funciona com a sua máquina. Arquivos inúteis vão ocupar espaço no seu disco rígido e, eventualmente, deixar as funções do sistema mais lentas.
E não adianta dizer que os discos de hoje são enormes. Quanto mais espaço, mais coisas vamos jogar lá. Jogue o que for desnecessário na lixeira (peça para excluir permanentemente) e grave os arquivos que você gostaria de ver em pen drives, CDs e DVDs. O famoso backup. Discos rígidos externos também são ótimos para a função.
2. Antivírus nele
Vírus são criaturas complicadas. Alguns deles deixam o seu corpo lento e acabam com o seu pique. E se o seu PC estiver gripado? Vacina nele! Instale um antivírus e faça uma verificação completa pelo menos uma vez por semana. Pragas digitais podem interferir no desempenho de sua máquina ativando programas e consumindo capacidade de processamento. Sem contar que você ainda pode ter dados importantes roubados, como senhas e números de cartão de crédito.
Dinheiro é um problema? Se os quase 70 reais de um produto bom estiverem fora do seu alcance, experimente algumas soluções gratuitas. Elas são boas e podem resolver o problema.
3. Reinicie
Você precisa dormir e sua máquina também. Algumas pessoas têm pesadelos se ficarem acordadas até tarde assistindo a filmes de terror na TV. O cérebro não tem uma chave para ligar e desligar, além disso o excesso de informação pode deixá-lo carregado. Seu PC pode passar por problemas semelhantes se o uso for muito intenso. Se ele ficar lento, salve seus documentos e desligue a máquina. Conte lentamente até 10 e ligue novamente para limpar a memória. Se você instalar atualizações no sistema e notar que ele ficou lento, tente reiniciar também.
4. Desinstale programas inúteis
Durante a vida, costumamos instalar todo o tipo de programas em nossas máquinas. Algumas vezes, nossos filhos, maridos e esposas ajudam nessa árdua tarefa de entulhar a máquina com programas grátis, como aplicativos para calcular seu mapa astral. Eles ocupam espaço. Para eliminá-los, clique no botão Windows (ou menu “Iniciar”), selecione o “Painel de Controle” e abra a opção para remover programas. Selecione o que deseja apagar e seja feliz.
5. Acabe com os programas de inicialização
Você acordou atrasado e tem uma reunião urgente. O telefone do trabalho está ocupado e você não decorou o celular dos seus colegas de serviço. Use o e-mail! Mas na hora de ligar a máquina, ela fica processando. Ruminando memória como um boi no pasto enquanto carrega seu leitor de RSS, o MSN, o Gtalk, o Skype e até o software de mapa astral da dica anterior. Todos programados para abrir quando você liga o PC. Chato, não?
Quer mais agilidade na hora de carregar? Elimine esses programas da lista de inicialização do Windows. Clique no botão Windows (ou “Iniciar”). No Windows XP, clique na opção Executar para abrir uma janela de texto. Nas versões Vista e 7, você pode utilizar o campo de busca que fica na parte inferior do menu. Digite a palavra “msconfig” (sem as aspas) e pressione “Enter”.
Uma janela deve aparecer. Clique na aba “Inicializar” e desmarque os programas indesejados. Depois clique em “Aplicar”. Reinicie o computador para atualizar as configurações. “Sirva gelado”.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...