27 de jul de 2010

Mentor de Bob Dylan faz canção de protesto contra a British Petrol

Pete Seeger compôs música sobre vazamento de petróleo no Golfo do México
Hoje com 91 anos, cantor foi líder da cena folk de Nova York nos anos 60


Pete Seeger ao lado de Bob Dylan nos anos 60 em cena do documentário 'Pete Seeger: The power of song'Pete Seeger ao lado de Bob Dylan nos anos 60 em
cena do documentário 'Pete Seeger: The power of
song' (Foto: Divulgação)

O cantor Pete Seeger, precursor de Bob Dylan no movimento folk dos anos 60 nos EUA, apresentou nesta sexta-feira (23), em um show em Nova York, uma nova música em protesto contra a British Petrol, empresa responsável pelo vazamento de um poço de petróleo no Golfo do México.

A faixa, chamada “God’s counting on me, God’s counting on you”, tem letras como “Quando a perfuração, baby, se transforma em um derramamento, baby/ Deus está contando comigo/ Deus está contando com você”.

Em entrevista ao site da revista norte-americana “Rolling Stone”, Seeger, de 91 anos, conta que não compõe novas músicas, mas que o desastre o inspirou a voltar a escrever. A música é uma parceria com o compositor Lorre Wyatt, conta Seeger. “Eu sou fã de músicas que tem várias repetições, spirituals. Algumas das melhores músicas do mundo tem só uma frase, como ‘This ittle light of mine’”.

Nascido em Nova York em 1919, Seeger chegou às paradas de sucesso nos anos 50 com os Weavers e a sua versão de “Goodnight Irene”, de Leadbelly. Filiado ao Partido Comunista, o cantor foi perseguido pelo macartismo da década. Nos anos 60, ressurgiu como um líder na cena folk de Nova York, que revelou ao mundo artistas como Joan Baez, Peter Paul & Mary e Bob Dylan.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...