20 de jun de 2010

Um homem e seu violão.

Bob Dylan em seus primórdios 
Se você perguntar qual o feitiço desse artista que dizem canta e toca mal, a resposta é simples: Bob Dylan ensinou o rock a pensar.Um homem e seu violão: o Bob Dylan dos puristas, mas ele é criador de muitas criaturas.Com Dylan, o rock parou de fazer rimas com Yeah, ganhou letras longas, reflexivas e atingiu a idade da razão.
Cantar mal? O escritor de livros de história Eduardo Bueno, dylanista de carteirinha, discorda e defende sua tese com argumentos bem ao estilo do próprio Dylan. 
"Aqueles que dizem que o Bob Dylan canta mal são os mesmos que dizem que as mulheres de Picasso eram feias porque, na verdade, Bob Dylan é o cubista da voz, entendeu?", diz ele. 
Em quase meio século de carreira, o caipira descendente de judeus russos conseguiu virar ícone e enigma. Um crítico garante que o segredo sempre foi a rebeldia. 
"O que ele ensinava os outros a fazer e desenvolver era como se rebelar", diz o crítico de arte Sérgio Augusto de Andrade 
.Biografias recentes torpedeiam o mito. Dizem que só namorou Joan Baez, mais famosa do que ele no início, para subir na carreira. Dizem que batia na primeira mulher, Sarah e quando era o rei da canção de protesto segredava aos amigos que política era coisa do demônio. 
Os puristas o acusaram ainda de outro pecado capital. A relação de Bob Dylan com o público nunca foi das mais tranqüilas, mas o momento mais tenso da carreira foi quando ele trocou o violão pela guitarra. Ele eletrificou a folk music. A partir desse momento, parecia que todo mundo gostava de Bob Dylan, mas ninguém gostava do que ele estava fazendo. 
Em 1966, foi chamado de Judas. Guitarra em punho, ele reagiu: "Você é um mentiroso". 
Os muitos Dylans se fundem em algumas canções. A primeiríssima é "Like a rolling stone". 
"Like a Rolling Stone" eu ouvi no rádio, foi a canção em que eu descobri Bob Dylan. Se dentro do rock coubesse um Shakespeare, ele seria o nosso Shakespeare", diz Marcelo Nova.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...